CONSEA-SP abre inscrições para o Prêmio Josué de Castro

Interessados podem apresentar propostas até o dia 15 de agosto

O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CONSEA-SP), estará com inscrições abertas até o dia 15 de agosto, para os interessados em participar do “Prêmio Josué de Castro 2018”. Em virtude do processo eleitoral, a solenidade de encerramento será no dia 30 de outubro, das 8 às 14 horas, no Salão Nobre, nas dependências da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA). O prêmio tem como objetivo de certificar, premiar, identificar e difundir as soluções concretas de combate à fome e promoção da segurança alimentar e nutricional.

As inscrições poderão ser feitas em duas categorias: Pesquisa científica, destinado às universidades ou instituições de pesquisa públicas ou privadas de São Paulo; e a categoria Programa ou projeto de política pública, por órgãos municipais ou estaduais, e podem ser feitas pelo site do CONSEA-SP

Josué de Castro
Josué Apolônio de Castro (1908-1973), mais conhecido como Josué de Castro, foi um influente médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor e ativista brasileiro do combate à fome. Exerceu a Presidência do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), e foi também Embaixador brasileiro junto à Organização das Nações Unidas (ONU).
Recebeu da Academia de Ciências Políticas dos Estados Unidos o Prêmio Franklin D. Roosevelt. O Conselho Mundial da Paz lhe ofereceu o Prêmio Internacional da Paz e o governo francês o condecorou como Oficial da Legião de Honra. Foi ainda indicado ao Nobel da Paz nos anos de 1953, 1963, 1964 e 1965.
Em suas obras, provou que a questão da fome não se tratava do quantitativo de alimentos ou do número de habitantes, mas sim da má distribuição das riquezas, concentradas cada vez mais nas mãos de menos pessoas.

Banco de Projetos
Vale ressaltar, ainda, que existe um “Banco de Projetos” em Segurança Alimentar e Nutricional que está à disposição e acessível a municipalidade, para que possa, a partir de modelos e casos concretos, desenvolver projetos de Segurança Alimentar e Nutricional, em âmbito municipal, utilizando como base a fonte de pesquisa apresentada pelos participantes. Segue abaixo o link para acesso aos projetos e para conhecer um pouco mais sobre o Prêmio:

CONSEA/ José de Castro

Serviços
Informações e regulamentos estarão disponíveis a partir do dia 17 de julho, no site:

CONSEA/ José de Castro

A SAA fica na Praça Ramos de Azevedo, 254 – Centro – São Paulo.

Quem Somos Atendimento Associativas SINESP Convênios LINKS
  Conheça o SINESP