Curso de Parceiros - Atualização em Diagnóstico Nutricional de Crianças e adultos

O Curso de Atualização em Diagnóstico Nutricional de Crianças e Adultos, vai trazer atualizações importantes sobre como fazer o diagnóstico nutricional adequado para diferentes situações. As queixas dos pacientes não devem ser transformadas em diagnóstico. É necessário aplicar procedimentos técnicos pertinentes ao processo que envolve a avaliação nutricional. Durante o curso os participantes reconhecerão as vantagens e limitações dos diferentes métodos de diagnóstico nutricional, contextualizados ao âmbito clinico ou epidemiológico. A cada mês dezenas de publicações científicas sobre nutrição são disponibilizadas no Pubmed que é o principal site de busca para atualizações em ciência, tornando quase impossível a leitura de tudo que é publicado. A proposta do curso é instrumentalizar o nutricionista sobre as bases que fundamentam o adequado diagnóstico nutricional e dar condições para que o profissional se atualize e seja assertivo, diante de tantas informações sobre o assunto.

E associados do SindiNutri SP tem 20% no valor do curso 😃

Conteúdo Programático

- Conceituação, aplicação e interpretação dos diferentes indicadores antropométricos para avaliação do adultos e crianças (lactente, pré-escolar e escolar);

- Medidas de avaliação antropométrica e composição corporal utilizadas para adultos e crianças no âmbito clinico e epidemiológico;

- Usos de fórmulas para cálculos de composição corporal e requerimento energético de acordo com as DRIs;

- Diagnóstico dietético e suas aplicações de acordo com o objetivo e contexto da proposta. Métodos e estratégias de aplicação que minimizam erros na coleta de dados;

- Parâmetros bioquímicos e clínicos mais comuns na prática nutricional ambulatorial para auxiliar no diagnóstico nutricional;

- Elaboração do diagnostico nutricional final que implica na articulação entre os diagnósticos, antropométrico, dietético, laboratorial e clinico;

- Estudos de casos de adultos e crianças serão apresentados e discutidos durante o curso por meio de exercícios.

O curso será ministrado pela Dra Márcia Regina Vitolo: Resumo da carreira da doutora:

• Nutricionista- PUC-CAMPINAS

• Mestre em Fisiologia pela USP

• Doutora em Ciências Biológicas pela Unifesp

• Pós Doutora em Nutrição pela Rutgers University- EUA

• Consultora do Ministério da Saúde em Avaliação Nutricional e Nutrição Infantil

• Professora Orientadora dos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde e de Pediatria: Atenção à Saúde da Criança e ao Adolescente da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Autora dos Livros:

• Nutrição da Gestação ao envelhecimento – Editora Rubio. 2ª Edição. 2015

• Como escrever o TCC em Nutrição – Editora Rubio.

• Nem dietas, nem milagres. Calorias e disciplina na medida certa- Ed. Rubio.

A palestrante possui mais de 100 publicações científicas em revistas nacionais e internacionais na área de Avaliação Nutricional e Nutrição Materno Infantil.

Maiores informações: PM&P Eventos