CONSEA REALIZA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA NO SINDICATO DOS NUTRICIONISTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

No último dia 18 de janeiro, ocorreu no Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo, a reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA), a fim de discutir a situação atual da Segurança Alimentar no país, em vista da publicação da Medida Provisória (MP) n°870 pelo atual Presidente da República, Jair Bolsonaro, revogando assim, a Lei n°11.346/2006 – Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN), assim como discutir também formas de fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar em sua composição, era formado por dois terços dos representantes da sociedade civil, e um terço dos representantes governamentais, sendo referência internacional e responsável pelo Plano Safra da Agricultura Familiar, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de ser contrário ao Projeto de Lei 6.299/2002, popularmente conhecido como “PL do Veneno”. Com a saída da sociedade civil do CONSEA, o país fica totalmente vulnerável às condições impostas pela bancada ruralista.

O intuito da reunião foi de buscar apoio, tanto por parte da população quanto por parte dos parlamentares, como uma forma de sensibilizar e mostrar a imensa importância que o CONSEA possui, em âmbito nacional. O Conselho em si, está buscando formas de conquistar esse apoio, para salvar as políticas de Segurança Alimentar Nacional, em vista de que os programas desenvolvidos até a publicação da MP, proporcionaram melhorias para a saúde pública dos brasileiros.