É preciso dialogar sobre medidas protetivas ao trabalhador
Com ações de saúde priorizadas e respeitadas, é necessário salvar o emprego e renda

Prezadas(os) Nutricionistas,

Estamos conversando com empregadores de nossa área sobre acordos e trabalhando na tentativa de minimizar as perdas dos direitos econômicos e sociais num futuro bem próximo, diante dessa crise na saúde mundial.

A pandemia do Covid-19 (coronavírus) colocou o mundo em situação de calamidade pública. Morte de centenas de pessoas por dia, outras milhares contaminadas e milhões de pessoas em quarentena dentro de suas casas. O presente e o futuro são incertos e sem a garantia do mínimo possível para sobrevivência, sendo essa a realidade de muitos.

Empregados se preocupam em manter o mínimo de dignidade e o sustento de suas famílias e ainda estariam sujeitos a condições totalmente desfavoráveis de trabalho.

Aqui no Brasil, a Medida Provisória 927/20, que acabou tendo seu artigo mais polêmico revogado (suspensão de trabalho e salário por até 4 meses) prevê os acordos individuais, os quais substituem as Leis vigentes. Ou seja, além de termos um risco de grande aumento no desemprego, enfrentaremos retrocesso das nossas conquistas e perda de direitos adquiridos.

Esse é o momento de nos fortalecermos e reafirmarmos que é fundamental a abertura do diálogo para elaborar medidas emergenciais para proteção, bem como medidas específicas para as trabalhadoras e trabalhadores, formais e informais. A parte mais fragilizada seria (digo seria, pois aposto na união contra esse retrocesso) derrotada se não nos colocarmos prontos para esta guerra, que não é somente contra o coronavírus, mas sim, contra medidas irresponsáveis, imorais e inconseqüentes. É hora de governo, empresas e representantes dos trabalhadores dialogarem.

Colocamos-nos à disposição da categoria sempre, em especial nesse momento, a fim de tirar dúvidas, atender demandas e proteger os direitos conquistados com muita luta. Nutricionista, você não está sozinha (o).

Maria da Consolação Machado Furegatti
Presidente do SindiNutri-SP