O SINESP COMPLETOU, NO ÚLTIMO DIA 12 DE ABRIL, 29 ANOS DE EXISTÊNCIA

No dia 12 de abril de 1988 foi outorgada a Carta Sindical, porém os primeiros passos foram dados em abril de 1982 quando foi realizada uma assembleia para a criação da APNESP – Associação Profissional dos Nutricionistas do Estado de São Paulo, que viria se tornar o Sindicato em 12/04/1988.

Com seus 29 anos, o SINESP ainda é um Sindicato jovem e com muitas batalhas para lutar, principalmente nos dias atuais, cercado pelas novas propostas de mudanças impostas por nossos representantes no governo, como aumento de terceirizações, mudanças na previdência, risco de perdas de direitos do trabalhador conquistadas pela CLT.

O sindicato, presta serviço para os profissionais, visando o crescimento, reconhecimento e valorização profissional, promove a defesa dos direitos e interesses individuais e coletivos de toda categoria, defende a profissão em diferentes âmbitos e situações, suas atuações são sempre firmes, democráticas, visando o bem estar dos nutricionistas, promove e participa das negociações coletivas de trabalho, buscando estabelecer a melhoria das condições de trabalho, remuneração, geração e garantia de emprego, impetrar mandado de segurança, ajuizar ações, etc. O Sindicato vem a cada ano ampliando sua base de negociação, protegendo cada vez mais o profissional nutricionista.

Hoje, com Sede na Capital paulista e uma sub sede em Campinas, em virtude da diversidade de atuação do nutricionista, o SINESP precisa negociar Convenção Coletiva e instaurar Dissídios Coletivos com mais de 30 sindicatos patronais que representam diferentes classes econômicas de empresas, negociando pelo menos um piso salarial para o profissional que trabalha em regime CLT. Promove cursos de atualização e capacitação com profissionais referenciados no mercado. Possui uma equipe de advogados para proteger os interesses individuais e coletivos da categoria. Participa de Conselhos Municipais de Alimentação. Atua diretamente da Campanha contra o uso abusivo de agrotóxicos nos alimentos.

Promovemos ações na justiça contra as empresas que abusam da lei unilateralmente prejudicando grupos de nutricionistas, e também ações individuais protegendo os nutricionistas que em algum momento foram lesados no seu direito trabalhista.

O nutricionista também conta com o amparo do sindicato em homologações de rescisão de contrato de trabalho, orientações trabalhistas, representatividade junto a órgãos governamentais, conselhos e representações de âmbito estadual e nacional. Serviços estes para garantir ao profissional, pelo menos, as mínimas condições de trabalho, segurança profissional e representatividade para os nutricionistas do Estado.

Felizmente, hoje o nutricionista conta com seu sindicato que ano a ano vem se fortalecendo e trazendo conquistas para a categoria, ainda longe do ideal que o profissional nutricionista merece, mas em busca dele.

Trabalhando para fortalecer a Categoria dos Nutricionistas