Merenda escolar do Estado de São Paulo é reprovada em fiscalização do TCESP
Governo de São Paulo sofre fiscalização do TCESP

Alimentos fora do prazo de validade, latas de comida enferrujadas, geladeiras desligadas, bebidas alcoólicas armazenadas, goteiras e até pombos dentro de refeitórios foram algumas das irregularidades encontradas pelo TCESP em 250 escolas paulistas.
Todo esse cenário foi constatado pela V Fiscalização Ordenada da Merenda escolar, promovida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, divulgada em agosto de 2017 pela mídia.
Além desses casos citados, que refletem totalmente o que a falta de um nutricionista faz nas escolas públicas, ainda foram encontrados cardápio não elaborado por nutricionista, falta de fiscalização no recebimento dos produtos (feito por um profissional habilitado), falta de fichas técnicas de preparo, entre outras.
Isto é consequência da grande exoneração de nutricionistas do Estado de São Paulo que foram contratadas para fazer o planejamento da merenda, escolha de cardápio, desenvolvimento de fornecedores, treinamento de merendeiras, educação nutricional das crianças, avaliação antropométrica dos escolares, entre outros, tudo isso por R$1269,00 mensal, sem nenhum reajuste até hoje.
O relatório geral da fiscalização pode ser consultado em https://goo.gl/pHKpSc