Você sabe como funciona a Convenção Coletiva?
O Sindicato dos Nutricionistas firma Convenção Coletiva com mais de 15 sindicatos patronais representantes de categorias econômicas distintas, nas quais o profissional nutricionista atua.

A base para negociação coletiva é o índice oficial do INPC dos últimos 12 meses. Como a data base do nutricionista é 01 de julho, O ÍNDICE OFICIAL BRUTO DO INPC NO PERÍODO DE 01/07/2016 À 30/06/2017 FOI DE 2,53%. Neste ano pedimos ajuda do DIEESE nas negociações coletivas, no que fomos atendidos.

Em virtude da situação econômica pela qual atravessa o país, consequentemente, empresas, entidades e população (nutricionistas), muitos sindicatos patronais (representantes das empresas) vêm se negando a negociar outro índice que difira dos 2,53% registrados pelo INPC.

Nas Convenções Coletivas, que firmamos até o momento, obtivemos reajustes salariais nos pisos igual ou superior a 4%, isto é, pelo menos 1,47% maior que o índice INPC base estipulado = Ganho Salarial.

Para os Sindicatos Patronais que se recusam a reajustar o nutricionista com um valor maior do que o INPC do período, instauramos na Justiça do Trabalho o Dissídio Coletivo, isto é, processo junto ao Tribunal Regional do Trabalho para julgamento do mérito, porém seguimos negociando paralelamente para conquistar um reajuste maior do que o INPC.

O que significa instaurar dissídio? Que o reajuste salarial para esses nutricionistas somente virá quando o processo for julgado, o que pode ocorrer com um prazo de 2 anos ou mais. Considerando que os juízes tomam como base para o reajustamento o índice oficial do INPC.

Os nutricionistas cujo ramo esteja dentro de processo de dissídio, só receberá um reajuste de 2,53% depois de julgado e publicado no Diário Oficial o nosso processo.

Neste ano em virtude das dificuldades econômicas fizemos um trabalho constante de convocação da categoria para as discussões sobre o tema de reajustamento salarial, nas datas de 10, 11, 12 e 14/07 e depois no início de agosto, para reforçarmos nossa luta

Porém, infelizmente somente TRÊS profissionais compareceram.

Quem Somos Atendimento Associativas SINESP Convênios LINKS
  Conheça o SINESP