Você sabe como funciona a Convenção Coletiva?
O Sindicato dos Nutricionistas firma Convenção Coletiva com mais de 15 sindicatos patronais representantes de categorias econômicas distintas, nas quais o profissional nutricionista atua.

A base para negociação coletiva é o índice oficial do INPC dos últimos 12 meses. Como a data base do nutricionista é 01 de julho, O ÍNDICE OFICIAL BRUTO DO INPC NO PERÍODO DE 01/07/2016 À 30/06/2017 FOI DE 2,53%. Neste ano pedimos ajuda do DIEESE nas negociações coletivas, no que fomos atendidos.

Em virtude da situação econômica pela qual atravessa o país, consequentemente, empresas, entidades e população (nutricionistas), muitos sindicatos patronais (representantes das empresas) vêm se negando a negociar outro índice que difira dos 2,53% registrados pelo INPC.

Nas Convenções Coletivas, que firmamos até o momento, obtivemos reajustes salariais nos pisos igual ou superior a 4%, isto é, pelo menos 1,47% maior que o índice INPC base estipulado = Ganho Salarial.

Para os Sindicatos Patronais que se recusam a reajustar o nutricionista com um valor maior do que o INPC do período, instauramos na Justiça do Trabalho o Dissídio Coletivo, isto é, processo junto ao Tribunal Regional do Trabalho para julgamento do mérito, porém seguimos negociando paralelamente para conquistar um reajuste maior do que o INPC.

O que significa instaurar dissídio? Que o reajuste salarial para esses nutricionistas somente virá quando o processo for julgado, o que pode ocorrer com um prazo de 2 anos ou mais. Considerando que os juízes tomam como base para o reajustamento o índice oficial do INPC.

Os nutricionistas cujo ramo esteja dentro de processo de dissídio, só receberá um reajuste de 2,53% depois de julgado e publicado no Diário Oficial o nosso processo.

Neste ano em virtude das dificuldades econômicas fizemos um trabalho constante de convocação da categoria para as discussões sobre o tema de reajustamento salarial, nas datas de 10, 11, 12 e 14/07 e depois no início de agosto, para reforçarmos nossa luta


Porém, infelizmente somente TRÊS profissionais compareceram.

       
NUTRI NOTICIAS Nº 84
Edições Anteriores
NUTRI NOTICIAS Nº 83
NUTRI NOTICIAS Nº 82
NUTRI NOTICIAS Nº 81
NUTRI NOTÍCIAS Nº 80
ecoleo CVC
  INSTITUCIONAL JURIDICO CONTRIBUIÇÕES CURSOS BENEFÍCIOS +  
  Quem Somos Atendimento Associativas SINESP Convênios LINKS  
  Palavras do Presidente Piso Salarial Sindical Parceiros Hotéis / pousadas CONTATO  
  Diretoria Atual Tabela de Honorários Confederativa Pós-Graduação      
  Colaboradores Convenções/Disssídios Assistencial        
  Estatuto Homologações Dúvidas Frequentes        
  Conheça o SINESP            
  Sede São Paulo

Rua 24 de Maio, 104 - 8 andar - Centro - 01041-000
Fones: (11) 3337.5263 / 3338.2539
E-mail: sinesp@sindinutrisp.org.br
Horário de atendimento: 9hs às 17hs00 de 2ª à 6ª
 
2014 - Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo
Desenvolvido por IZ3