HOSPITAL NARDINI ATUA NO LIMITE

O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, vem enfrentando dificuldades devido a uma grave crise no Sistema de Saúde Pública em Mauá. Somente nos últimos dois anos, a prefeitura acumulou uma dívida com a Fundação ABC (a OS que é responsável pela coordenação da saúde da região, e do hospital) estimado em 150 milhões de reais. O prefeito, Átila Jacomussi, acusado de desvios em licitações relacionadas à merenda escolar, foi solto recentemente da prisão, e nas últimas semanas, voltou ao seu posto na prefeitura, na qual tinha sido afastado por ordem do Tribunal Regional Federal.

Preocupado com o que está acontecendo ao município, o SINDINUTRISP esteve em reunião no Hospital Nardini, no dia 13 de setembro de 2018, para averiguar a situação e as condições de trabalho da nossa categoria, e conversou com a responsável pela gerência do RH, Lidia Rodrigues Moreno Dias Salgado, e a advogada, Heloísa Molinari Calderon Nascimento, ambas pertencentes a Fundação ABC e que assumiram o hospital a cerca de três meses atrás.

O hospital conta com cerca de 1650 funcionários, sendo que 15 deles são nutricionistas. Segundo a Lídia e a Heloísa, apesar da situação delicada que Mauá vem passando na saúde pública, a Fundação ABC busca pagar em dia o salário de todos os funcionários, tendo pendência somente no pagamento da 2° parcela do 13°salário de 2017. Para liquidar essa pendência, o hospital depende diretamente do repasse do pagamento da Prefeitura.

Além disso, ainda existe a questão da falta de materiais essenciais para o funcionamento do hospital. O estoque está operando no limite, e a falta de insumos está impactando diretamente no atendimento das Cirurgias Eletivas, que estão sendo remarcadas por não possuir material suficiente para esses atendimentos, tornando-se arriscado. O hospital está priorizando as alas da Maternidade, Trauma, Ortopedia e Cirurgias de Emergência. A gerência está aguardando uma posição do prefeito Átila Jacomussi, para solucionar esses problemas. E nós do SINDINUTRISP estamos exigindo a quitação da dívida de nossas colegas nutricionistas pela Fundação ABC, o mais urgente possível!

Fonte da foto: Site do Hospital Nardini

E-mail: recepcao@sindinutrisp.org.br