Nutricionista conheca a sua categoria
A data-base do Nutricionista e 1º de Julho.

Data-base e o período do ano em que patroes e empregados se reúnem para repactuar os termos dos seus contratos coletivos de trabalho. Por serem fruto de acordo entre as partes, as datas-base podem variar conforme a categoria profissional. A data-base de uma categoria serve como momento de inicio da aquisição dos direitos trabalhistas decorrentes de um acordo ou convenção coletivos.

Os dissídios coletivos são acoes ajuizadas no Tribunal para solucionar conflitos entre as partes coletivas que compõem uma relação de trabalho. Normalmente a convenção coletiva e confundida com o dissidio coletivo. No primeiro existe acordo entre as partes, no segundo a decisão de acordo cabe ao Judiciário. Os dissídios coletivos se instauram mediante petição inicial na qual são expostas as reivindicações.

O piso salarial e o valor minimo que pode ser pago a uma categoria profissional, ou a determinadas profissões dentro da mesma. O piso salarial sera sempre instituído por convenção coletiva de trabalho. Já o salario normativo e aquele fixado por sentença normativa, proferida em ação de dissidio coletivo. (acesse aqui a tabela de pisos)

Atualmente o Sindicato dos Nutricionistas negocia com os seguintes sindicatos patronais Sindicato das Empresas de Refeições Coletivas do Estado de São Paulo - SINDERC, Federação das Industrias do Estado de São Paulo (FIESP), Sindicato das Industrias de Doces e Conservas Alimentícias do Estado de São Paulo, Sindicato das Industrias de Panificação e Confeitarias de São Paulo, Sindicato da Industria de Massa Alimentícia e Biscoitos do Estado de Sao Paulo, Sindicato da Industria de Laticínios e Derivados no Estado de São Paulo, Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo, Federação do Comercio do Estado de São Paulo (FECOMERCIO), Sindicato do Comercio Atacadista de Generos Alimentícios do Estado de São Paulo, Sindicato do Comercio Varejista de Generos Alimenticios do Estado de Sao Paulo, Sindicato dos Hospitais, Clinicas e Casas Saude, Laboratorios de Pesquisas e Analises Clinicas do Estado de Sao Paulo - SINDHOSP, Sindicato dos Hospitais, Clinicas, Casas de Saude, Laboratorios de Pesquisa e Analises Clinicas de Osasco e Regiao (SINDICLOR), Sindicato das Santas Casas de Misericordias e Hospitais Filantropicos do Estado de Sao Paulo - SINDHOSFIL, Sindicato Nacional das Empresas de Medicina em Grupo - SINANGE, Sindicato das Empresas de Prestacao de Servicos a Terceiros, Colocacao e Administracao de Mao-de-Obra e de Trabalho Temporario no Estado de Sao Paulo - SINDEPRESTEM, Sindicato das Instituicoes Beneficentes, Filantropicas e Religiosas do Estado de Sao Paulo- SINBFIR, Sindicato Nacional das Cooperativas de Servicos Medicos - SINCOOMED, Federacao e Sindicato dos Estabelecimentos de Bares, Hoteis, Restaurantes e Similares do Estado de Sao Paulo.

Com algumas categorias, que servem de referencia, temos Convenções Coletivas de Trabalho firmadas garantindo ao nutricionista benefícios trabalhistas adicionais e piso salarial determinados. Lembramos que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) determina o piso, isto e, o minimo que o profissional deve receber, acima do piso cada profissional deve negociar seu salario de acordo com sua capacitação.