CONTRA O USO ABUSIVO DE AGROTÓXICOS
O SINESP vem se reunindo desde o final de 2013 com entidades que avaliam a presença de agrotóxicos nos alimentos como um risco muito grande à saúde da população brasileira.

A nossa Confederação CNTU criou neste ano de 2013 a Campanha BRASIL INTELIGENTE, com o apoio das categorias de trabalhadores que a compõem. Cada Federação/Sindicato escolheu um tema para ser trabalhado e nós FEBRAN/SINESP escolhemos o tema “Combate ao Uso de Agrotóxico”, que evoluiu para “Combate ao Uso Abusivo de Agrotóxicos”.

Convidamos inúmeras entidades e tivemos um retorno bastante expressivo. Porque nossas entidades são sérias e idôneas, compareceram às nossas reuniões: GREENPEACE, AAO, MPE, OAB, APAN, CFN, CRN-3 e muitas outras. As reuniões são mensais e vários objetivos foram definidos. Como primeiro objetivo a ser alcançado, estabelecemos a aprovação do PL nº 451/2013 da Câmara de Vereadores de São Paulo que introduz na Alimentação Escolar do Município de São Paulo, a utilização gradativa de alimentos orgânicos. Estes alimentos são produzidos sem a utilização de veneno e eles possuem qualidades nutricionais aumentadas por causa da sua produção orgânica. Entendemos que os estudantes, por estarem com o seu organismo em formação, ainda não possuem as defesas necessárias para responder à agressão causada pelos agrotóxicos em seus organismos. Por isso eles são mais adequados na preparação da Alimentação Escolar. Como barreiras a serem vencidas, citamos “a produção de alimentos orgânicos ainda é muito insipiente, para o volume gasto diariamente na sua preparação” e “o valor de aquisição do orgânico é maior do que o valor do alimento produzido convencionalmente – com veneno”. A produção orgânica exige que o agricultor respeite a Mãe Natureza, que ele produza alimentos sem agredir Meio-Ambiente.

Nosso segundo objetivo a ser alcançado é conseguir a aprovação do PL nº 891/2013 que determina a proibição da comercialização e uso dos agrotóxicos que foram proibidos em seus países de origem. Apesar desta proibição a ANVISA, agência reguladora do Ministério da Saúde permite o uso destes produtos na produção de alimentos que serão consumidos por nós brasileiros. Após a aprovação deste PL, e com a sanção do nosso Prefeito, poderemos consumir alimentos em nossas casas com menos veneno.

Por fim, estamos buscando apoios e parcerias para juntos implantarmos um Projeto Educativo na região de Paulínia-SP, onde muitos trabalhadores foram envenenados por agrotóxicos produzidos pelas multinacionais SHELL e BASF e que, por causa disso, foram multadas pelo MPT em R$200.000.000,00. Este valor o MPT definiu que será usado na prevenção de outras contaminações e na criação de um Projeto de Educação Nutricional para os trabalhadores atingidos.

Assista abaixo alguns vídeos esclarecedores:



Conexão Repórter 18-06-2014 O Doce Veneno nos Campos do Senhor. Publicado em 19 de jun de 2014


Roberto Cabrini comandou uma investigação exclusiva e revelou as graves consequências do uso indiscriminado de agrotóxicos. No sertão nordestino, o programa encontrou trabalhadores desprotegidos que se contaminam todos os dias. Uma região onde a incidência de câncer chega a ser 30% maior do que o normal.



PRODUZIDO EM SÃO PAULO


Publicado em 14 de out de 2013
RESUMO: O vídeo "Produzido em São Paulo" com 15min de duração é um chamado ao reconhecimento da área rural e dos agricultores que produzem respeitando a terra e os alimentos na cidade de São Paulo. Onde estão, como o consumidor encontra seus produtos, quais os incentivos aos que trabalham a favor da vida e contra a hegemonia dos agrotóxicos. Respostas como essas emergem ao longo da narrativa do vídeo, que combina depoimentos de produtores, consumidores e especialistas com imagens que revelam uma cidade ainda desconhecida pela maioria dos paulistanos.



Saiba Mais...


Assista ao Vídeo "O Veneno está na Mesa" que discute sobre Nuvens de veneno e expõe as preocupações com as consequências do uso desses agroquímicos no ambiente, especialmente, na saúde do trabalhador.



       
NUTRI NOTICIAS Nº 85
Edições Anteriores
NUTRI NOTICIAS Nº 84
NUTRI NOTICIAS Nº 83
NUTRI NOTICIAS Nº 82
NUTRI NOTICIAS Nº 81
ecoleo CVC
  INSTITUCIONAL JURIDICO CONTRIBUIÇÕES CURSOS BENEFÍCIOS +  
  Quem Somos Atendimento Associativas SindiNutri-SP Convênios LINKS  
  Palavras do Presidente Piso Salarial Sindical Parceiros Hotéis / pousadas CONTATO  
  Diretoria Atual Tabela de Honorários Confederativa Pós-Graduação      
  Colaboradores Convenções/Disssídios Assistencial        
  Estatuto Homologações Dúvidas Frequentes        
  Conheça o SindiNutri-SP            
  Sede São Paulo

Rua 24 de Maio, 104 - 8 andar - Centro - 01041-000
Fones: (11) 3337.5263 / 3338.2539
E-mail: sinesp@sindinutrisp.org.br
Horário de atendimento: 9hs às 17hs00 de 2ª à 6ª
 
2014 - Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo
Desenvolvido por IZ3