O Sindinutrisp DENUNCIA “DESVIO DE FUNÇÃO”
Nutricionistas, fiquem alertas, não se deixem explorar pelos seus patrões
Temos recebido diversos relatos sobre desvio de função. Por conta da falta de funcionários ajudantes, muitas vezes o próprio nutricionista, pressionado pela situação, é obrigado a fazer o trabalho daquele subordinado, servindo nas rampas, nas copas, e até cozinhando.

Sem desmerecer qualquer trabalho, o nutricionista tem que considerar o seu investimento na profissão, de no mínimo quatro anos de estudo e do seu investimento financeiro. Ela/ele tem que fazer sua parte para valorizar a “sua profissão”, pois na primeira vez que o profissional se dispuser a fazer atribuições que não são suas, ele perderá o respeito tanto perante seu empregador, quanto perante seus subordinados. Eventuais problemas e dificuldades do empregador perante a unidade cliente não é de responsabilidade do nutricionista, uma vez que é a empresa que deve assumir os riscos do empreendimento, pois é o patrão/empresário quem recebe os lucros advindos do negócio. Ou ele divide com você?

Ao deixar de contratar a mão de obra necessária para o seu negócio (explorando as habilidades dos Nutricionistas) o empregador irá aumentar o seu lucro. Porém isto não significa reparti-lo com o/a nutricionista. Um quadro de funcionários bem dimensionado é: poder prestar um bom atendimento ao seu cliente, redução do risco de acidentes de trabalho para a sua equipe, redução do risco de contaminação de alimentos, redução de funcionários acometidos com Doença do Trabalho, além de propiciar uma melhor Qualidade de Vida para todos os envolvidos.

Na ocorrência desta situação de “desvio de função”, denuncie ao Sindinutrisp que chamaremos a empresa contratante e a terceirizada/contratada perante o Ministério do Trabalho e Emprego para se explicarem a falta do cumprimento das Leis Trabalhistas.

Ernane Silveira Rosas

Clique AQUI para baixar o arquivo.