Fórum Nacional de Entidades de Nutrição
O Fórum Nacional de Entidades de Nutrição - FNEN, constituído pela Associação Brasileira de Educação em Nutrição (Abenut), Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição (ENEN), Federação Interestadual dos Nutricionistas dos Estados de Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e São Paulo (Febran) e Federação Nacional de Nutricionistas (FNN), vai incentivar os projetos pedagógicos dos cursos de Nutrição do país e buscar, junto às instâncias governamentais, a implementação efetiva das Políticas de Alimentação e Nutrição, inclusive, com a contratação de profissionais para a regularização dos parâmetros numéricos. O FNEN também intensificará ações para garantir a inserção desses profissionais no mercado de trabalho, com condições dignas e éticas essenciais para o pleno exercício profissional. Tais decisões foram aprovadas em reunião realizada nos dias 27 e 28 de novembro, em São Paulo.

O FNEN foi criado para articular e promover ações com vistas ao fortalecimento dos nutricionistas, desde a formação à atuação profissional, sempre visando o benefício da sociedade. As principais pautas norteadoras das ações do Fórum são: construção de uma agenda política conjunta para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN); formação de qualidade, intensificando a competência política para uma atuação profissional socialmente responsável; e a criação de uma rede permanente de comunicação local, regional e nacional entre as entidades de Nutrição e dessas com os diferentes setores da sociedade.