SEMINÁRIO E ENCONTROS ÁGUA BOA EM SÃO PAULO
SEMINÁRIO E ENCONTROS ÁGUA BOA EM SÃO PAULO: CENÁRIOS, PRÁTICAS E SOLUÇÕES

O Seminário e Encontros Água Boa em São Paulo, tem como objetivo firmar um acordo de cooperação para difusão das práticas entre a Prefeitura de São Paulo e a Itaipu Binacional referente ao Programa Cultivando Água Boa criado em 2003, que foi considerado um modelo no cuidado com os recursos hídricos pela Unesco.

Em 2016 ocorrerá um seminário no dia 12 de abril para celebrar este acordo e conhecer: a situação da água no planeta e no Brasil, o programa cultivando água boa, gestão da água no município paulistano e projetos e iniciativas de cuidados com a água na cidade, desenvolvido por ONGs e coletivos, na Bienal. No local será montada uma exposição com os conteúdos do seminário.

Além disso, serão promovidos 5 encontros: água e agroflorestas, água e saúde (fitoterapia), água e segurança alimentar, água e educação, água e resíduos sólidos na UMAPAZ com participantes do programa Cultivando Água Boa e lideranças destes processos que também acontecem na cidade de São Paulo, com o objetivo de compartilhar desafios, práticas e soluções. A exposição do seminário será montada ao ar livre atrás da UMAPAZ.

Promoção:
• Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo
• UMAPAZ – Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz
• Instituto Ecoar para Cidadania

Apoio:
• Itaipu Binacional

Datas e horários:
• De 12 de abril na Bienal e 17 de maio, 19 de julho, 16 de agosto, 20 de setembro, 18 de outubro na UMAPAZ, sempre as 3as feiras das 8h as 18h.

Locais:
• No subsolo do Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera, São Paulo
• UMAPAZ, Av. Quarto Centenário, 1268 – Parque Ibirapuera – Portão 7A

Objetivos:
• Fomentar a reflexão, o diálogo e a construção de políticas sustentáveis e participativas na gestão dos recursos hídricos na região metropolitana de São Paulo;
• Compartilhar a experiência exitosas de gestão de recursos hídricos do Programa Cultivando Água Boa de Itaipu Binacional com os gestores públicos e a sociedade civil paulistana e paulista;
• Conhecer e articular as diferentes práticas de enfrentamento da escassez implementadas na região metropolitana de São Paulo;
• Difundir e articular práticas inovadoras de redução de consumo, captação e reutilização.
• Registrar por meio de vídeo e publicações os conceitos e as práticas visando instituir políticas públicas municipais ligadas a boa gestão da água.

Público:
• Gestores Públicos;
• Prefeitos da Região Metropolitana de São Paulo;
• Parlamentares ligados a questão da água;
• Integrantes dos Comitês de Bacias;
• ONGs, coletivos e movimentos sociais;
• Universidades;
• Empresas de Engenharia Ambiental;
• Estudantes de área a fins;
• Comunidades de áreas de mananciais;
• Mídia.

Detalhamento do Seminário:
Água Boa em São Paulo: cenários, práticas e soluções.

Data e horário: 12 de abril – das 8h às 18h
Local: Auditório do Pavilhão da Bienal de São Paulo
Vagas: 250 participantes

Programação do dia:

8h Recepção e cadastramento;

8h30 Mesa de abertura (autoridades e promotores do vento);

9h30 Mesa Redonda: Água Bem Comum, cenários global e nacional;

11h Mesa Redonda - Cultivando Água Boa, uma estratégia de gestão territorial sustentável, com participação corresponsável dos atores sociais da bacia hidrográfica;

12h30 Assinatura Termo de Parceria Prefeitura de São Paulo e Itaipu Binacional.

13h Brunch e visita à exposição.

14h30 Mesa Redonda: Práticas e Soluções Locais
Projetos Convidados:
• Aliança pela Água
• Projeto Cisterna Já
• Projeto Ruas e Rios
• Associação Águas Claras do Rio Pinheiros
• Comitês de Bacias Hidrográficas

16h30 Debates;

17h30 Apresentação do calendário e atividades do Programa Agua Boa em São Paulo no ano de 2016;

18h Encerramento

Observação: este evento será gravado, editado e disponibilizado na TV UMAPAZ.

Exposição Água Boa em São Paulo

A exposição será elaborada a partir dos conteúdos do seminário, e estará exposta no dia 12 de abril no Lounge do Pavilhão da Bienal de São Paulo. A partir do dia 14 de abril estará instalada atrás da Umapaz – Parque Ibirapuera, para visitação até o final de 2016.

Haverá monitoria para a exposição no lounge do Pavilhão da Bienal e fará parte das atividades educativas da UMAPAZ.

Detalhamento dos Encontros:
Água Boa em São Paulo: cenários, práticas e soluções.

Promoção de roda de conversas com participantes do programa Cultivando Água Boa e lideranças destes temas na cidade de São Paulo, com o objetivo de compartilhar desafios, práticas e soluções.
• 17 de maio: Água e Agrofloresta
• 19 de julho: Água e Saúde (fitoterapia),
• 16 de agosto: Água e segurança alimentar,
• 20 de setembro: Água e educação,
• 18 de outubro: Água e resíduos sólidos

Programação do encontro:
8h Café da manhã coletivo
9h Roda de conversas entre lideranças do programa Cultivando Água Boa e lideranças da cidade de São Paulo relativas ao tema do encontro.
11h Diálogos com a plateia
12h Almoço
13h Visita monitorada a exposição Agua Boa em São Paulo
14h Dança circular
15h Vídeos, oficinas e práticas.
17h Roda de avaliação
17h30 Confraternização e encerramento

Haverá a exposição Agua Boa em São Paulo que estará montada ao ar livre atrás da UMAPAZ, e fará parte da programação dos encontros.

Local e horário: Umapaz – Parque do Ibirapuera das 8h às 18h

Confirmação de presença: cleide@ecoar.org.br (11) 3129 5765