Redações premiadas mostram papel da Nutrição para a Saúde
Concurso realizado pelo SINESP e pela FEBRAN mobilizou profissionais a escreverem sobre vivências e desafios da profissão. A premiação, das 5 vencedoras foi realizada sábado, 9/4/2016

A redação da Maria da Consolação Machado Furegatti conquistou, no último sábado (09), o primeiro lugar no concurso aberto pelo Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo (SINESP) e pela Federação Interestadual de Nutricionistas (FEBRAN), para premiar os melhores textos sobre a questão: "Por que somos os profissionais mais importantes na área da saúde".

Compareceram ao Evento, o presidente da CNTU, Murilo Pinheiro, Antonio Guimarães da ABERC, Eliezer Pereira Souza Presidente do SINDERC SP, Dra. Maria Lúcia Taffuri da SBGAN, Dra. Marli Brasioli Presidente APAN, Dra. Nina da Costa Corrêa representando CFN, Beatriz Tenuta Ex Presidente CRN- 3ª, Dra. Daniela Fagioli da ASBRAN, Eneo Alves da Silva Jr da CDL, Marcos Antonio de Almeida do SINTESP, Dra. Maria de Fatima Fuhro Presidente da FNN, Ana Lourdes de Santos Oliveira e Julie Tanganelli representantes do SINBFIR, que prestigiaram a entrega dos prêmios, realizada no Hotel Marabá, em São Paulo.

Para a vencedora, a Nutrição tem grande contribuição na saúde por buscar para as pessoas uma vida plena, em que todos os aspectos relacionados à alimentação e à mudança de hábitos contam para a saúde integral. Seu texto enfatizou a importância da profissão como "uma conquista construída no dia a dia, com atuações preventivas, corretivas, elucidativas e de conscientização".

Maria da Consolação Furegatti é formada pela Universidade Paulista (Unip), estudante de pós-graduação em Obesidade e Emagrecimento e atende pacidentes no consultório do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo, na sede de Campinas.

Junto a ela, foram premiados, em segundo e terceiro lugar, respectivamente, os textos de Bruna Conceição de Sousa e Ana Caroline Cruvinel Melo. Também foram classificadas as redações de Carolina Vitiello Ferreira, em quarto lugar, e  de Luiza Martins Werneck, em quinto.

Ao todo, 40 nutricionistas inscreveram trabalhos, dos quais 30 foram selecionados em razão da pertinência do tema para avaliação do Júri, que indicou cinco finalistas. No sábado, as concorrentes conheceram o resultado final.

O presidente do Sindicato e da FEBRAN, Ernane Silveira Rosas, comemorou o resultado como uma iniciativa acertada do SINESP e da federação, pois mobilizou profissionais a refletirem sobre problemas e vivências profissionais e a compartilharem preocupações e visões sobre a importância da nutrição.

Participaram da avaliação das redações Murilo Pinheiro, Presidente da CNTU, Antônio Guimarães, diretor superintendente do  Sindicato das Empresas Refeições Coletivas de São Paulo (Sinderc-SP); Denise Evazian, diretora da Divisão de Nutrição do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Eliana Silva de Moraes, presidente da Associação Brasileira dos Profissionais em Vigilância Sanitária; José Cézar Panetta, editor da Revista Higiene Alimentar; Marli Brasioli, presidente da Associação Paulista de Nutrição; e Silvia Cozzolino, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (CRN-3).

Confira as redações premiadas
Maria da Consolação Machado Furegatti
Bruna Conceição de Sousa
Ana Caroline Cruvinel Melo
Carolina Vitiello Ferreira
Luiza Martins Werneck

Agradecemos a BLESSING ORGÂNICOS pelos Kits doados que foram sorteados entre os participantes do Evento.

Redação CNTU com alterações do SINESP

Acompanhe no video abaixo outras fotos e imagens do Evento: