PROTOCOLO AGRICULTURA ORGÂNICA
“SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO E AGRICULTORES ASSINAM PROTOCOLO DE TRANSIÇÃO PARA ORGÂNICOS”
Por Diógenes Pierre Gonzales
22/05/2016

Uma cena belíssima! Natural... Simples ! A vida, aqui no Parque da Água Branca, na capital paulista, sugere esta “atmosfera”: de verde, de paz, de família, de alegria! De vida! Vida que transborda, nas manhãs de domingo, com a feira de produtos orgânicos! Trata-se de uma cultura praticada sem venenos. No campo, o agricultor de orgânicos respeita o meio ambiente, a própria família e todas as famílias que consomem as frutas, legumes e verduras que ele planta... Hoje, existem inúmeros produtos orgânicos, que vão de pães a geléias, macarrão e queijos! Tudo o que você imagina, pode se encontrar na versão orgânica! Olha: o nosso lindo planeta azul agradece!!!

Esta é uma idéia que agrada os nutricionistas! O Dr. Ernane Silveira Rosas, reconhecida autoridade, quando o assunto é Nutrição, lembra que os orgânicos são valiosos na prevenção de doenças! Nosso nutricionista sugere que a sociedade consuma, cada vez mais, alimentos produzidos totalmente sem veneno (que são os orgânicos!).

O presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo considera que a principal ação da sociedade deva ser “pedir alimentos orgânicos”!!! “vamos falar assim: - eu quero comer alimentos sem venenos!” – interpreta ele, bem humorado, mas, com indignação. Os governos precisam financiar esta mudança; esta transição da agricultura com agrotóxicos para a agricultura orgânica, sem venenos! O Dr. Rosas diz que o Estado só tem a ganhar, quando propicia saúde para a população, ou seja, prevenir doenças, com alimentos orgânicos, custa menos do que as internações no sistema público de saúde! Para ele, a assinatura deste protocolo é um marco; um “laboratório” de testes para aperfeiçoar a transição das agriculturas. É como “jogar a primeira pedra”... iniciar uma jornada onde as dificuldades vão ser encontradas e superadas; é um “aprendizado” para que a medida se espalhe por todo o país!

NO DIA MUNDIAL DA BIODIVERSIDADE, UM ACORDO QUE BRINDA A VIDA SAUDÁVEL

Agricultores orgânicos assinam um protocolo com o governo de Estado para difundir a cultura orgânica e sustentável! São cinco trabalhadores da terra que devem fazer, em dois anos, a transição da agricultura convencional para a natural, a orgânica. Isto inclui procedimentos totalmente éticos, quanto à mão de obra; o respeito e o total cuidado com todos os seres vivos (plantas, animais, homens, mulheres, idosos, crianças, bebês, joaninhas, pugs, poedles, etc...). Esta “filosofia de vida”, agora, se espalha por todo o Estado paulista.

“O PROTOCOLO DE BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS”

A expansão urbana, desenfreada, ameaça a agricultura, especialmente, no entorno da região metropolitana da Capital. É nesta área em que a grande transição da agricultura convencional, para a orgânica, deve acontecer. A “AAO”, Associação de Agricultores Orgânicos, trabalha, com coragem e determinação, há 3 décadas nesta transição, que agora recebe o apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A Secretária, Patrícia Iglesias, diz que os agricultores orgânicos constroem, preservam e respeitam a biodiversidade. Eles tem papel fundamental na manutenção do meio ambiente, que é a base da vida!

SER ORGÂNICO É CONSERVAR RECURSOS HÍDRICOS

A qualidade de vida e saúde de todos estão intimamente ligadas à biodiversidade. E, consequentemente, à produção de alimentos orgânicos! Este é um processo que preserva os recursos hídricos do planeta! A presidente do “Instituto KAIROS” (que, em grego, quer dizer conceito de tempo do coração), reflete que toda a “idéia” de orgânicos está ligada ao consumo responsável; à forma como as pessoas produzem e consomem: é preciso ter responsabilidade ecológica para com o planeta! Fabiola Zerbini lembra, ainda, que a agricultura orgânica é um ótimo exemplo disso, assim como a “economia solidária”!
O coordenador do projeto de agricultura orgânica, Arpad Spauding, vem criando parâmetros para a transição da agricultura convencional para a orgânica. Ele afirma que a agricultura orgânica, alem de aumentar a diversidade, se espalha por todo o país nutrindo as varias regiões durante todo o ano.

“SER BOM É BOM! E, QUEM É BOM SÓ RECEBE O BEM!”

Esta é a Dona Ondalva Serrano! A primeira agricultora orgânica do Estado de São Paulo! Dá pra ver no sorriso dela! Na alegria! O quanto de saúde e felicidade proporcionou à tantas pessoas! Ao meio ambiente! Aos pássaros! À vida ! Ao Planeta!
Aqui, a homenagem do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo! Gratidão!