SINESP PROMOVE AULA DE ATUALIZAÇÃO EM FERNANDÓPOLIS
SINDICATO DOS NUTRICIONISTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO PROMOVE AULA DE ATUALIZAÇÃO EM FERNANDÓPOLIS
Por Diógenes Pierre Gonzales
04/06/2016


A Nutrição pode proporcionar felicidade para as pessoas e o Nutricionista é formado para essa função. Bem, se queremos uma empresa melhor, uma cidade melhor e um planeta mais feliz, devemos concordar que o Nutricionista é fundamental nessa jornada!!! E se existe um profissional que transborda de contentamento e alegria, quando gera VIDA COM SAÚDE para uma única pessoa ou para toda a sociedade, é o Nutricionista! Parabéns a todos nós!
Dr. Ernane Silveira Rosas, Presidente SINESP



FERNANDÓPOLIS: O PALCO DA ATUALIZAÇÃO DOS NUTRICIONISTAS

A Dra. Ângela Maria Buosi Vidotti é professora do Curso de Nutrição das Faculdades Integradas de Fernandópolis. A instituição é mantida pela FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis). Dra. Vidotti se formou em Bauru há 31 anos. Na época, as Regiões Sul e Sudeste do país tinham apenas 14 cursos de Nutrição. A professora, que é especialista em Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição e mestre em Promoção a Saúde, recebeu carinhosamente o SINESP e o professor Dr. Anderson José de Melo e Silva, especialista em “Interpretação dos Exames Laboratoriais”, que veio do Paraná dar aula neste encontro de atualização científica.




Para o Dr. Ernane Silveira Rosas, Nutricionista e Presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo, trata-se de uma oportunidade ímpar para alunos e profissionais irem além dos conhecimentos gerais do Curso e se aprofundarem em algo específico. Desta ideia nasceu a iniciativa do SINESP de ajudar nutricionistas e estudantes de Nutrição a conhecerem e interpretarem as deficiências detectadas através dos resultados dos exames clínicos. O Dr. Rosas lembra que a Nutrição pode prevenir os problemas apontados pelo Professor Anderson. Esses problemas (ou doenças), quando já instaladas no organismo, podem ser amenizados ou até curados, pela ação dos Nutricionistas, dependendo do grau da doença instalada. É claro que o resultado é obtido porque trabalhamos com a ajuda da equipe multiprofissional.


COMO USAR OS DIVERSOS EXAMES DE MANEIRA CORRETA



A interpretação de um exame está intimamente ligada às ações desenvolvidas pelos pacientes. Por exemplo: se um trabalhador carregou pedras na construção civil durante todo o dia e em seguida foi fazer um exame, poderá ter alteração natural pela própria atividade exercida. Se a criança ficou com medo da agulha vai liberar mais adrenalina no momento de tirar sangue. Estas são apenas algumas das muitas reflexões que o Professor Anderson “plantou no jardim do conhecimento” dos profissionais e dos alunos de Nutrição em Fernandópolis.

Quer saber de outras ideias? Se o “fast food” é um hábito prejudicial à saúde das pessoas, existe o “slow food” para reagir... se os pilotos da aviação agrícola estão sendo envenenados e morrendo vítimas de câncer, temos o dever de alertá-los dos riscos que eles correm nestas atividades tão danosas tanto para a saúde do trabalhador e como das pessoas envolvidas.

Foram vastos os conhecimentos específicos apresentados pelo professor. Se eles gostaram? Olha, só:



Mais de 100 participantes! Alunas, alunos, nutricionistas e professoras enriqueceram seus conhecimentos em bioquímica. Camila Faustino Fernandes e Verônica Samartino (nutricionistas) disseram que foi um aprimoramento diferente nas suas carreiras. Uma oportunidade rara, proporcionada pelo SINESP.

A nutricionista Juliana de Carvalho Marchesin, que faz mestrado em Alimentos e Nutrição, disse que achou o máximo o contato com o Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo, sinônimo de aprimoramento e ampliação do conhecimento na área.

Joselaine de Oliveira, a “Josi”, é professora de Nutrição Clínica e Avaliação Nutricional. Considera que a aula trouxe muitos conhecimentos específicos e com muita profundidade. Uma riqueza em detalhes. Agora ela entende como atuar nas situações de deficiência e de excessos, mostradas nos exames bioquímicos.




QUANDO UM NUTRICIONISTA VENCE, TODA A CATEGORIA VENCE JUNTO !!!

Foi um dia de vitórias! Do conhecimento, da disposição de todos os alunos, da dedicação do professor Anderson, da recepção calorosa dos professores e alunos da FEF, e do empenho do SINESP. Um dia de muita comida gostosa, de abraços e sorrisos! Um dia que sinaliza a união e força da categoria do interior paulista, como diz o Dr. Rosas, “com o amparo e o apoio de uma entidade, que é totalmente apaixonada pela Nutrição”.


       
NUTRI NOTICIAS Nº 84
Edições Anteriores
NUTRI NOTICIAS Nº 83
NUTRI NOTICIAS Nº 82
NUTRI NOTICIAS Nº 81
NUTRI NOTÍCIAS Nº 80
ecoleo CVC
  INSTITUCIONAL JURIDICO CONTRIBUIÇÕES CURSOS BENEFÍCIOS +  
  Quem Somos Atendimento Associativas SindiNutri-SP Convênios LINKS  
  Palavras do Presidente Piso Salarial Sindical Parceiros Hotéis / pousadas CONTATO  
  Diretoria Atual Tabela de Honorários Confederativa Pós-Graduação      
  Colaboradores Convenções/Disssídios Assistencial        
  Estatuto Homologações Dúvidas Frequentes        
  Conheça o SindiNutri-SP            
  Sede São Paulo

Rua 24 de Maio, 104 - 8 andar - Centro - 01041-000
Fones: (11) 3337.5263 / 3338.2539
E-mail: sinesp@sindinutrisp.org.br
Horário de atendimento: 9hs às 17hs00 de 2ª à 6ª
 
2014 - Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo
Desenvolvido por IZ3