ENCONTRO DE COORDENADORAS DE FACULDADES E O SINESP
SINESP ABRAÇA NUTRIÇÃO NO INTERIOR DE SÃO PAULO
Por Diógenes Pierre Gonzales
04/06/2016

Como posso ser útil ao planeta? ... De tantas formas, não é mesmo!? Se considerarmos o pensamento de que “somos o que comemos”, chegaremos à conclusão de que a Nutrição é vital para uma vida saudável e feliz! O Dr. Ernane Silveira Rosas, conceituado Nutricionista e Presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo, acredita que os profissionais desta área são líderes natos! O Presidente do Sindicato entende que nós Nutricionistas precisamos falar mais! Sim, ocupar este lugar importantíssimo na sociedade, tendo a consciência de que a Nutrição realmente promove o bem estar e a saúde às pessoas.

O árduo trabalho deste estudioso tem “contagiado” não só o SINESP, mas, também, a capital paulista, o interior do Estado e, quiçá o Brasil e mundo! A filosofia do Dr. Rosas é simples e bela: baseada na dedicação e no amor incondicional, ela reflete o respeito à todos os profissionais da categoria! À todos os seres humanos! À todos os seres vivos! Ele sente, no coração, que quando um Nutricionista “cai”, todos caímos! Quando um Nutricionista vence, toda a categoria vence e, consequentemente, a sociedade se beneficia!

A visita do SINESP à São José do Rio Preto reuniu coordenadoras e professoras de Cursos de Nutrição. Foram debatidos pontos que precisam ser aprimorados; soluções e caminhos a serem seguidos e o principal: o apoio do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo à toda a classe! Para o Dr. Ernane Silveira Rosas, amante incondicional da Nutrição, é preciso entender as necessidades de cada professor, de cada coordenadora, dos alunos e da própria sociedade, quando o assunto é Alimentação e Nutrição; quando há a possibilidade de se prevenir doenças usando os alimentos adequados para cada tipo de necessidade ou carência. Estamos falando de uma profissão nobre! De um Sindicato que tem uma conotação totalmente holística, diferente! Que, a cada dia, tem mais força! Une mais profissionais de todas as vertentes da Nutrição; gente apaixonada pelo que faz e pela possibilidade de fazer o bem ao próximo!

UM SINDICATO FORTE TORNA A CATEGORIA FORTE

Mas, qual a função de um Sindicato? O Presidente do SINESP diz que a entidade tem como missão defender e promover o exercício dos Nutricionistas! O Dr. Ernane considera que nenhuma empresa possa prejudicar um nutricionista no exercício da sua profissão. Na prática, funciona assim: as denúncias são feitas ao SINESP que as recebe e age em favor do profissional. É importante lembrar que a atuação do Sindicato é TOTALMENTE diferente de outras entidades. Mediante estas informações, quebra-se o estigma desfavorável da palavra “Sindicato”, quando o assunto é Nutrição! Hoje os profissionais da categoria se alegram e tem uma nova visão do SINESP. O Dr. Rosas percebe que todos os integrantes da reunião, em São José do Rio Preto ficaram felizes em saber que o objetivo da Entidade é defender os Nutricionistas! Valorizar todos os profissionais da área!

UMA NOVA FASE DA NUTRIÇÃO NO INTERIOR DE SÃO PAULO

São várias as questões importantes: a melhoria salarial, a quantidade de Nutricionistas trabalhando nas empresas e hospitais, os cursos de atualização, aprimoramento e especialização... mas, tudo deve caminhar para um equilíbrio; para isso, as ações de todos precisam ser positivas e otimistas! O olhar tem que ser “iluminado”, assim como nós Nutricionista sempre olhamos com “olhar humano” para nossos clientes!