SINESP GANHA AÇÕES JUDICIAIS PARA NUTRICIONISTAS
Por Diógenes Pierre Gonzales

VOCÊ JÁ PERCEBEU O QUANTO É BOM TER UM SINDICATO FORTE E ATUANTE, COMO O DOS NUTRICIONISTAS?

Uma Nutricionista, filiada ao SINESP, foi demitida por uma das maiores indústrias de alimentos do mundo. Mas, o Sindicato entrou em contato com a empresa para exigir a readmissão porque ela estava gestante. Inicialmente, a grande empresa de alimentos não deu atenção à solicitação do SINESP. A Nutricionista procurou o Departamento Jurídico do Sindicato e recebeu a orientação de mover uma Ação Judicial. O SINESP entrou com a ação, que foi vitoriosa! Inicialmente, o Juiz concedeu uma liminar reintegrando a Nutricionista ao trabalho imediatamente. As condições previstas no contrato profissional, também, foram observadas e mantidas para que a empresa evite pagar multa de R$1.000,00, por dia!

O Presidente do SINESP, Dr. Ernane Silveira Rosas, afirma que: nenhuma empresa pode descumprir a Lei e uma gravidez deve ser respeitada; não permite demissão.

Grande ou pequena, nacional ou multinacional, as empresas tem que cumprir a Lei. O Dr. Ernane lembra que o SINESP existe para PROTEGER, VALORIZAR e ajudar a aumentar a capacitação profissional dos Nutricionistas.

O caso aguarda a sentença definitiva. A Lei diz claramente: a empresa tem que reintegrar a funcionária, no mesmo posto de trabalho, até o término da estabilidade legal. E nós vamos exigir o cumprimento da Lei.

Numa outra ação, o SINESP representou uma Nutricionista que era funcionária de uma grande empresa de refeições coletivas. Esta empresa terceiriza serviços para hospitais públicos municipais. A Nutricionista fazia horas extras e não recebia por isso. Ela, também, não recebia o adicional por trabalhar em ambiente insalubre, (ambiente hospitalar onde os profissionais tem contato direto e diário com pessoas portadoras de doenças diversas).

Depois de uma perícia no local o laudo foi positivo. Houve a comprovação, também, das horas extras. O SINESP teve ganho total da causa! O processo está, atualmente, na fase de execução e deve somar o valor aproximado de R$65.000,00.

Por conta deste processo, o SINESP recebeu uma nova solicitação de uma Nutricionista da mesma empresa. Assim, como no caso anterior, a profissional não recebia o adicional por insalubridade. Com a ação determinada do SINESP, logo na primeira audiência, foi feito um acordo satisfatório para a Nutricionista. O valor foi correspondente ao adicional de insalubridade.

O Dr. Ernane Silveira Rosas, lembra que o SINESP defende incondicionalmente todos os Nutricionistas. Ele acredita que a categoria mais UNIDA se torna mais forte! Os profissionais associados podem contar com o consultório para atendimento (gratuito), cursos de aprimoramento (com descontos especiais) e muitos outros benefícios que fazem diferença na carreira profissional e no orçamento familiar.