NEGOCIAÇÃO SALARIAL 2016
Por Diógenes Pierre Gonzales

Todos os anos uma categoria de trabalhadores deve ter um aumento de salários para compensar a perda pela inflação e manter o poder aquisitivo. Em nosso país, afora os holerites de vereadores, deputados, senadores e outros, ajustar a folha de pagamento dos funcionários significa trabalho árduo e muitas negociações; ou seja, é quase um “parto”.

As negociações dependem de um consenso entre o Sindicato Patronal e o Sindicato dos trabalhadores, no caso dos Nutricionistas, o SINESP.

O SINESP considera que a categoria pode fazer a diferença numa empresa de refeições coletivas, ou hospitais, restaurantes e na sociedade! Conquistando clientes porque eles acreditam no nosso trabalho que, pela CREDIBILIDADE, e gera bem-estar à todos! É importante lembrar que o Nutricionista pode elevar o lucro da empresa aumentando o consumo, a qualidade da alimentação e evitando desperdícios.

Assim, na visão do SINESP, os nossos salários tem que ser compatíveis com as responsabilidades que assumimos; e os aumentos salariais, também!

O EMPENHO DO SINESP EM DEFENDER OS NUTRICIONISTAS

A lei prevê o reajuste para compensar perdas salariais no período anual, contudo, esta reposição salarial depende de norma coletiva, a vista do artigo 7º, inciso XXVI da CF.
Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: (...)
XXVI - reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho;

Como esse processo não é automático, os Sindicatos que representam as suas respectivas categorias discutem, inicialmente, as condições de trabalho do segmento profissional perante o Ministério do Trabalho e Previdência Social em uma mesa redonda intermediada pelo MT.

Isso quer dizer que: este primeiro passo é uma ação amigável, que busca garantir a reposição salarial dentro de uma data base, vinculando todos os integrantes da Categoria Profissional de Nutricionistas.

Para os Nutricionistas, a data base de reajuste salarial é o dia 1º de julho.

O Dr. Ernane Silveira Rosas, presidente do SINESP, considera que o Nutricionista é o profissional que define, com a equipe operacional, qual o nível de sucesso irá atingir. Nós, Nutricionistas, somos fundamentais para a empresa porque fazemos a ligação entre os clientes da empresa, a própria empresa e os funcionários que integram esta empresa.

Segundo o Nutricionista, trata-se de um posto de “elite”, capaz de gerenciar conflitos, eliminar desperdícios, aumentar o lucro e a credibilidade da empresa no mercado, além de atender as necessidades dos clientes externos e funcionários.

VOCÊ JÁ PAROU PRA PENSAR NA PALAVRA “CREDIBILIDADE”? É, SEM DÚVIDA, O QUE UM NUTRICIONISTA TRAZ PARA A EMPRESA!

Sendo assim, entendemos que o Nutricionista faz a “ponte” entre empregador, fornecedor, equipe de funcionários e clientes da empresa. Este profissional, que busca oferecer saúde, por uma alimentação equilibrada, sabe dosar sabor, criatividade, higidez e custo para a empresa alcançar o sucesso; por isso, o objetivo do SINESP é defender, incondicionalmente, o Nutricionista! É uma filosofia de vida que está no coração do Dr. Rosas!

Acompanhe as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) firmadas em 2016 no link Convenção Coletiva 2016/2017