Dia Mundial da Alimentação 2016

Agricultura Brasileira

17 de outubro de 2016
Auditório do SINESP – São Paulo/SP

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado internacionalmente a cada ano em 16 de outubro para que os povos acompanhem e debatam a situação da alimentação e agricultura. A data marca ainda o dia da fundação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Para celebrar esse importante marco, em 17 de outubro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) e o Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo (Sinesp) promovem uma jornada intensa de debate em torno dos desafios da alimentação, colocando em pauta as perspectivas da produção agrícola e do impacto causado pelo uso de agrotóxicos.

A CNTU e o Sinesp acreditam ser possível e necessário compreender ambas as abordagens, que se expressam na mesa-redonda e nas palestras programadas para o evento, de modo a ter um quadro dinâmico e real da agricultura brasileira. Tal visão inclui os sucessos territoriais e econômicos e os desafios sociais e ambientais. Espera-se com essa iniciativa colher subsídios qualificados que contribuam para a atuação em prol de um modelo de agricultura que promova o desenvolvimento sustentável do País, o que inclui necessariamente a produção de alimentos saudáveis para todos os brasileiros.

17 de outubro de 2016

Auditório do SINESP

Rua 24 de Maio, 104 – 8º andar – Centro – São Paulo/SP

9h00 Cerimônia de abertura

9h15 Mesa-redonda “Alimentação, nutrição e câncer”

Debatedores
Thainá Alves Malhão
: Nutricionista, doutora em Saúde Coletiva e coordenadora substituta da Unidade Técnica de Alimentação, Nutrição e Câncer do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca)

Marcelo Carneiro Novaes: Advogado, defensor público da Capital e Região Metropolitana do Estado de São Paulo

Ernane Silveira Rosas
: Nutricionista, presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo (SINESP) e da Federação Interestadual dos Nutricionistas (Febran)

12h30 Intervalo para almoço

14h00 Cartografias dos territórios agrícolas e da produção de alimentos

Evaristo Duarte de Miranda: Agrônomo, mestre e doutor em ecologia, escritor, chefe geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, onde também coordena o Grupo de Inteligência Territorial Estratégica

15h00 Cartografias dos impactos dos agrotóxicos sobre a saúde dos trabalhadores agrícolas
Tito Livio Maule Filho: Advogado, mestre em direito internacional e comparado, doutorando em geografia humana na Universidade de São Paulo (USP), professor de direito da Universidade Paulista (Unip)

16h Intervalo para café

16h15 Debate com a plateia

17h30 Encerramento: Leitura da Carta do Dia Mundial da Alimentação 2016

Informações e inscrições

E-mail: recepcao@sindnutrisp.org.br

Clique AQUI para baixar o arquivo.