SINESP APOIA SOLUÇÕES PARA SALVAR O PLANETA
Por Diógenes Pierre Gonzales

Em menos de 100 anos a Mãe Terra teve sua beleza natural e exuberante degradada. O meio ambiente desrespeitado. Problemas climáticos, efeito estufa, aquecimento global ou espécies animais e vegetais em extinção... com tudo isso, é preciso pensar nos hábitos humanos e em seu modo de vida descuidado em relação ao habitat.

A Revolução Industrial e o Sistema Econômico Capitalista levaram a sociedade a seguir um caminho que não prioriza a preservação e as alternativas sustentáveis. Nos últimos anos, tem-se falado mais e mais sobre as mudanças climáticas e alternativas de sustentabilidade. Contudo, é importante lembrar que o consumismo exagerado continua a todo vapor, gerando lucros às empresas e movimentando a economia que prioriza o imediatismo no lugar da eternidade.

E enquanto as comunidades discutem sobre as medidas possíveis para a reversão da destruição do meio ambiente, a Terra esquenta. Estudos científicos já apontaram que o aumento da concentração de gases na atmosfera provenientes da queima de combustíveis fósseis, automóveis e, até mesmo, de incêndios florestais, com a ajuda da derrubada de florestas tropicais, resultou no aumento de 1 grau centígrado na temperatura do planeta, nos últimos 100 anos. Alguns lugares chegaram a aquecer até 2 graus.

Embora pareçam números pequenos, essa alteração é a principal responsável pelo derretimento das geleiras, ocasionando o aumento dos níveis do mar. Contudo, os problemas com as mudanças climáticas atingem cada região de uma forma específica. Em São Paulo, uma pesquisa realizada no mês de junho pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) indica que, entre 2070 e 2100, uma elevação de cerca de 2 a 3 graus na temperatura regional dobrará o número de dias com chuvas intensas, acima de 10 milímetros, na capital.

Este é apenas um minúsculo exemplo, se comparado as consequências em todo o planeta! Por isso, a União Geral dos Trabalhadores, (UGT), criou uma nova jornada para beneficiar, não só os trabalhadores, mas a vida! Se a natureza sofrer transformações negativas agudas, certamente, isso vai causar impacto na vida de todos os seres vivos.

A ideia vem da Organização das Nações Unidas, (ONU), com o objetivo de implantar 169 metas de sustentabilidade nos 193 países à ela filiados, para salvar o planeta.

Temas como, saúde e bem estar, educação de qualidade e energia limpa, entre outros, buscam a reflexão de toda a sociedade para a uma vida em harmonia com a natureza!

O Dr. Ernane Silveira Rosas, presidente do SINESP, sugere que os Nutricionistas incentivem a população a consumir alimentos orgânicos, o que, naturalmente, promove a agricultura familiar, a saúde e prevenção de doenças através do uso de alimentos saudáveis e ricos em nutrientes e a preservação do meio ambiente e todos os seres vivos.

São 17 objetivos principais, 169 metas e milhões de possibilidades! Cada um de nós, Nutricionistas e cidadãos, pode contribuir para a salvação do nosso Planeta Azul! Seja consumindo apenas o necessário, (consumo consciente), reciclando o lixo, ou, simplesmente, cultivando pensamentos e palavras de paz.

Existe um provérbio chinês que diz assim: “coma a metade, caminhe o dobro e ... ria o triplo!” este é o segredo da alegria e da felicidade!

Veja mais informações no site do SINESP (www.sindinutrisp.org.br) e no site da UGT (www.ugt.org.br).