SINESP PARTICIPA DO MEGA EVENTO DE NUTRIÇÃO NA CAPITAL PAULISTA
Por Diógenes Pierre Gonzales

O EVENTO REUNIU NOMES IMPORTANTES NA NUTRIÇÃO DO PAÍS

“O Professor é a figura fundamental para que o nosso país consiga alcançar um bom nível social”. Esta frase, do Dr. Ernane Silveira Rosas, presidente do SINESP, nos leva a reflexão de que é preciso ter planejamento na Merenda Escolar! Para o Nutricionista, o ideal seria almoçar em família! E as crianças poderiam comer uma fruta, por exemplo, na escola; isso complementaria a alimentação!

O trabalho importante a ser realizado é educar e conscientizar os pais, para que passem bons hábitos alimentares aos filhos. O Dr. Ernane lembra que, na França, a alimentação é um ato de compartilhar em família! Já nos EUA as pessoas comem dirigindo, atendendo celular, trabalhando em frente ao computador, assistindo TV enfim, lá o ato de se alimentar tem um valor muito diferente do que é dado na França.

Bem, para resgatarmos este sentido familiar, na alimentação, é preciso trocar informações; se comunicar! Precisamos desenvolver a ajuda mútua para vencermos os problemas inerentes a todos.

O Dr. Ernane explica que, quando consumimos alimentos ultraprocessados, temos consequências desastrosas no futuro, como a obesidade, a hipertensão e até o câncer. Os Nutricionistas precisam ser menos tímidos e se expressarem mais frequentemente nas políticas públicas.

Para a Dra. Adriana Daibes, a obesidade é, hoje, uma epidemia! A compulsão, a ansiedade, a influência desmedida e exagerada da mídia, entre tantos outros fatores, causa a obesidade já nas crianças! A Nutricionista considera que as crianças comem na escola e, depois repetem a dose em casa!

É preciso ter hora e bons hábitos para a alimentação, a começar pela perfeita higiene das mãos! Consumir alimentos orgânicos, (livres de agrotóxicos), e manter uma disciplina, o que nos traz saúde e nos facilita um melhor aprendizado!

A VIDA SÓ TEM SENTIDO COM SAÚDE E ALEGRIA! POR ISSO, VALORIZAR O NUTRICIONISTA É O MESMO QUE VALORIZAR A VIDA SAUDÁVEL!



A Dra. Cláudia Cézar, diretora do “Instituto Perfil Esportivo de Pesquisa e Consultoria em Obesidade Humana”, (IPEPCOH), escreveu o livro: “Comer Tratar Curtir”.

A Dra. faz uma alerta de que 70% da população do planeta tem obesidade. A educação alimentar que poderia evitar este problema, deve começar na escola. No Estado de São Paulo, 3 cidades realizam uma importante avaliação nutricional dos alunos: a capital, Barueri e Itapevi.

Bem, precisamos ensinar aos outros que é possível trocar o sedentarismo pela caminhada, (que produz zero poluição, assim como o ciclismo); que podemos manter a satisfação, a alegria e o sabor com uma alimentação saudável: livre de venenos, dos transgênicos e dos ultraprocessados. Podemos, sim, trocar o concreto pelo verde; pelas hortas comunitárias orgânicas, flores e cores dos pássaros que visitam!

A obesidade pode e deve ser tratada desde o útero materno. Os pais precisam acompanhar, atentamente, o estado nutricional da criança. Por isso o Nutricionista é tão importante! Só ele pode acompanhar caso a caso! Entende e ensina sobre a qualidade alimentar que cada indivíduo deve buscar. É o profissional capaz de prevenir doenças através de uma alimentação adequada!

E, é importante lembrar: “O Sorriso tem o Poder de Iluminar o Mundo” – Seicho Taniguchi.


       
NUTRI NOTICIAS Nº 84
Edições Anteriores
NUTRI NOTICIAS Nº 83
NUTRI NOTICIAS Nº 82
NUTRI NOTICIAS Nº 81
NUTRI NOTÍCIAS Nº 80
ecoleo CVC
  INSTITUCIONAL JURIDICO CONTRIBUIÇÕES CURSOS BENEFÍCIOS +  
  Quem Somos Atendimento Associativas SINESP Convênios LINKS  
  Palavras do Presidente Piso Salarial Sindical Parceiros Hotéis / pousadas CONTATO  
  Diretoria Atual Tabela de Honorários Confederativa Pós-Graduação      
  Colaboradores Convenções/Disssídios Assistencial        
  Estatuto Homologações Dúvidas Frequentes        
  Conheça o SINESP            
  Sede São Paulo

Rua 24 de Maio, 104 - 8 andar - Centro - 01041-000
Fones: (11) 3337.5263 / 3338.2539
E-mail: sinesp@sindinutrisp.org.br
Horário de atendimento: 9hs às 17hs00 de 2ª à 6ª
 
2014 - Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo
Desenvolvido por IZ3