SINESP PARTICIPA DO MEGA EVENTO DE NUTRIÇÃO NA CAPITAL PAULISTA
Por Diógenes Pierre Gonzales

O EVENTO REUNIU NOMES IMPORTANTES NA NUTRIÇÃO DO PAÍS

“O Professor é a figura fundamental para que o nosso país consiga alcançar um bom nível social”. Esta frase, do Dr. Ernane Silveira Rosas, presidente do SINESP, nos leva a reflexão de que é preciso ter planejamento na Merenda Escolar! Para o Nutricionista, o ideal seria almoçar em família! E as crianças poderiam comer uma fruta, por exemplo, na escola; isso complementaria a alimentação!

O trabalho importante a ser realizado é educar e conscientizar os pais, para que passem bons hábitos alimentares aos filhos. O Dr. Ernane lembra que, na França, a alimentação é um ato de compartilhar em família! Já nos EUA as pessoas comem dirigindo, atendendo celular, trabalhando em frente ao computador, assistindo TV enfim, lá o ato de se alimentar tem um valor muito diferente do que é dado na França.

Bem, para resgatarmos este sentido familiar, na alimentação, é preciso trocar informações; se comunicar! Precisamos desenvolver a ajuda mútua para vencermos os problemas inerentes a todos.

O Dr. Ernane explica que, quando consumimos alimentos ultraprocessados, temos consequências desastrosas no futuro, como a obesidade, a hipertensão e até o câncer. Os Nutricionistas precisam ser menos tímidos e se expressarem mais frequentemente nas políticas públicas.

Para a Dra. Adriana Daibes, a obesidade é, hoje, uma epidemia! A compulsão, a ansiedade, a influência desmedida e exagerada da mídia, entre tantos outros fatores, causa a obesidade já nas crianças! A Nutricionista considera que as crianças comem na escola e, depois repetem a dose em casa!

É preciso ter hora e bons hábitos para a alimentação, a começar pela perfeita higiene das mãos! Consumir alimentos orgânicos, (livres de agrotóxicos), e manter uma disciplina, o que nos traz saúde e nos facilita um melhor aprendizado!

A VIDA SÓ TEM SENTIDO COM SAÚDE E ALEGRIA! POR ISSO, VALORIZAR O NUTRICIONISTA É O MESMO QUE VALORIZAR A VIDA SAUDÁVEL!

A Dra. Cláudia Cézar, diretora do “Instituto Perfil Esportivo de Pesquisa e Consultoria em Obesidade Humana”, (IPEPCOH), escreveu o livro: “Comer Tratar Curtir”.

A Dra. faz uma alerta de que 70% da população do planeta tem obesidade. A educação alimentar que poderia evitar este problema, deve começar na escola. No Estado de São Paulo, 3 cidades realizam uma importante avaliação nutricional dos alunos: a capital, Barueri e Itapevi.

Bem, precisamos ensinar aos outros que é possível trocar o sedentarismo pela caminhada, (que produz zero poluição, assim como o ciclismo); que podemos manter a satisfação, a alegria e o sabor com uma alimentação saudável: livre de venenos, dos transgênicos e dos ultraprocessados. Podemos, sim, trocar o concreto pelo verde; pelas hortas comunitárias orgânicas, flores e cores dos pássaros que visitam!

A obesidade pode e deve ser tratada desde o útero materno. Os pais precisam acompanhar, atentamente, o estado nutricional da criança. Por isso o Nutricionista é tão importante! Só ele pode acompanhar caso a caso! Entende e ensina sobre a qualidade alimentar que cada indivíduo deve buscar. É o profissional capaz de prevenir doenças através de uma alimentação adequada!

E, é importante lembrar: “O Sorriso tem o Poder de Iluminar o Mundo” – Seicho Taniguchi.

Quem Somos Atendimento Associativas SINESP Convênios LINKS
  Conheça o SINESP