A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL (GRCSU) é um tributo determinado em Lei obrigatório para todos os trabalhadores (com registro ativo junto ao Conselho), que exerçam atividades com vínculo empregatício ou autônomos (CLT cap III, seção 1 art 578 a 610). Do valor pago, 10% vai para o Ministério do Trabalho e Emprego(Conta Especial Emprego e Salário), 10% para Centrais Sindicais, 15% e destinado as Federações, 5% e repassado para as Confederações e 60% e repassado ao Sindicato.

Para profissionais com registro em CTPS a regra geral é o desconto de um dia de salário descontado em folha de pagamento no mês de março, ou no mês da contratação.

Para o profissional liberal, o recolhimento e efetuado através de guia em forma de boleto bancário, cujo vencimento e no último dia útil de fevereiro de cada ano. O valor de referência e 30% do salário mínimo vigente ou valor conforme determinado em Assembléia de Categoria.

O Sindicato costuma enviar a Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical para todos os nutricionistas que exercem a profissão e que estejam com o cadastro atualizado junto ao Sindicato. Caso o profissional não receba a guia disponibilizamos a mesma para emissão e impressão no site.

É importante lembrar que, em última instância, o profissional só será beneficiado por essa contribuição se o valor for recolhido para a entidade que realmente o representa. Lembre-se, você pertence a uma categoria profissional com regulamentação, prerrogativas e direitos próprios. No entanto, como os nutricionistas normalmente não são categoria preponderante na empresa em que atuam, pode ser que esta empresa efetue o desconto de um dia de salário, em favor de outro sindicato. Para impedir que isto ocorra, o profissional deve pagar a sua contribuição em favor do SINESP, utilizando a guia enviada pelo correio, cuja cópia deve ser entregue no Setor de RH. Só assim você contribuirá para fortalecer a categoria e futuras conquistas.

Benefícios de recolher a Contribuição Sindical

O profissional estará contribuindo com o fortalecimento da sua categoria profissional.
Poderá ser mais bem representado perante os órgãos públicos e no meio político.
Poderá questionar e exigir sua representatividade perante sua entidade sindical nas negociações coletivas e atividades reivindicatórias em geral.
Valorização da categoria profissional.

Imprima abaixo o seu boleto

GRCS - PF Nutricionistas

GRCS - PJ Empresas

OBS: Somente poderá solicitar a isenção da Contribuição Sindical o profissional que não exerça atividade atribuída ao nutricionista mediante o envio da carta de SOLICITAÇÃO DO NÃO RECOLHIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL ou da Baixa Temporária no CRN-3.

       
NUTRI NOTICIAS Nº 83
Edições Anteriores
NUTRI NOTICIAS Nº 82
NUTRI NOTICIAS Nº 81
NUTRI NOTÍCIAS Nº 80
NUTRI NOTÍCIAS Nº 79
ecoleo CVC
  INSTITUCIONAL JURIDICO CONTRIBUIÇÕES CURSOS BENEFÍCIOS +  
  Quem Somos Atendimento Associativas SINESP Convênios LINKS  
  Palavras do Presidente Piso Salarial Sindical Parceiros Hotéis / pousadas CONTATO  
  Diretoria Atual Tabela de Honorários Confederativa Pós-Graduação      
  Colaboradores Convenções/Disssídios Assistencial        
  Estatuto Homologações Dúvidas Frequentes        
  Conheça o SINESP            
  Sede São Paulo

Rua 24 de Maio, 104 - 8 andar - Centro - 01041-000
Fones: (11) 3337.5263 / 3338.2539
E-mail: sinesp@sindinutrisp.org.br
Horário de atendimento: 9hs às 17hs00 de 2ª à 6ª
 
2014 - Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo
Desenvolvido por IZ3