BLOG

DIA DO ÍNDIO 2022

Para os indígenas Xukuru de Ororubá alguns alimentos como fava e mandioca fortalecem saúde, identidade e resistência; Dia 19 de abril foi comemorado o Dia do Índio 

“A alimentação não deixa de ser uma questão política. O ato de alimentar, produzir e preparar os alimentos pode definir você e seu coletivo. Ou seja, a alimentação diz quase tudo sobre a gente”. É o que afirma Iran Neves Xukuru que faz parte do coletivo de agricultura ancestral Jupago Krekrá sobre a importância da alimentação para os indígenas Xukuru de Ororubá. 

A maior parte do Território Indígena Xukuru de Ororubá está localizado na Serra do Ororubá, no município de Pesqueira, e uma pequena parte cerca de 5% fica no município de Poção, no estado de Pernambuco. A demarcação das terras ocorreu em 2006 e lá vivem 2.500 famílias. 

Para ele, a alimentação em si traz a fidelidade com o mundo velho e a revolução ocorre quando os indígenas não dependerem do alimento que vem de fora, por exemplo, do que é produzido pelo agronegócio.

 “Se a gente se alimenta do que vem dos nossos inimigos e opositores, isso significa que o levante em relação aos direitos territoriais e os direitos sagrados da natureza, ainda tem um longo caminho. Brigamos com o agronegócio e nos alimentamos dos produtos deles, então temos muito por fazer”, diz Iran. 

Segundo Iran, o alimento sagrado é todo aquele alimento que atende as necessidades nutricionais do corpo e é produzido em sistemas agrícolas sustentáveis e saudáveis.

Fonte: Leia a matéria completa, escrita por Anelize Moreira, no Portal Brasil de Fato.

Compartilhe

postagem
Artigo

15ª GESTÃO

postagem
Artigo

RUMO A 2030

postagem
Artigo

VIA LIMINAR

postagem
Artigo

EM ABRIL DE 2025

Fechar

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o SindiNutri-SP Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Políticas de uso de cookies.

Entendi e Aceito