Curso aborda como a alimentação saudável pode ir além da dieta
Agência Nutri Notícias

Crédito da foto: criação de Racool_studio em Freepik.com

Nutrição Integrativa é aposta para melhorar vida de quem precisa controlar peso; Aula sobre tema acontece em auditório do SindiNutri-SP dia 8 de fevereiro e tem condições especiais para sócios

Seguindo os passos da Medicina, que já se vale de tratamentos complementares, a Nutrição também passa pelo desafio de diversificar seus métodos. Essa é conclusão que se chega ao conversar com a nutricionista Viviani Jaques de Campos, que atua há 15 anos na área clínica e passou a buscar melhores resultados para os seus pacientes indo além da dieta.

Há cerca de quatro anos ela estuda e adota em seus atendimentos a fitoterapia, reiki, aromaterapia e meditação, práticas reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde como complementares aos tratamentos convencionais. "Meu embasamento é todo científico", garante ela, que está cursando pós-graduação em medicina indiana, a Ayurveda.

A profissional agrega esses estudos ao campo da Nutrição Comportamental, ramo mais antigo que a prática integrativa, e que leva em conta os fatores ambientais e a rotina do paciente na hora de orientá-lo para a melhor alimentação. "Se a pessoa está desequilibrada emocionalmente, a quantidade de glúten que ingere acaba sendo secundária", explica. Sua aposta é que as causas da má alimentação são combatidas com algo além da restrição de alimentos.

Tudo começou quando a nutricionista notou que muitos pacientes não estavam obtendo resultados com as dietas. Ela, então, resolveu parar de prescrever cardápios e começou a conversar com os assistidos para entender o porquê comiam desse ou daquele jeito.

Com o bate-papo, passou a ter informações úteis sobre estilos de vida, rotina, compulsões. "Eu começo perguntando como é a vida da pessoa e não a alimentação". A mudança na abordagem rendeu até uma nova decoração do consultório. "Hoje eu não tenho mesa, mas duas poltronas", explica. O aconselhamento nutricional é o seu principal instrumento para atender e reeducar seus pacientes.

De acordo com Viviani, esse tipo de abordagem integrativa na Nutrição, embora nova, está crescendo no mercado. "Quem procura este atendimento está aberto a isso", reforça. E lamenta: "Infelizmente, não temos disciplinas de Nutrição Comportamental nem Integrativa no Ensino Superior".

No curso oferecido em parceria com o SindiNutri-SP, entre outras técnicas usadas, são abordadas as práticas da entrevista motivacional, da terapia sem prescrição de dietas, da consciência corporal e também o conceito de mindful eating, que vai tratar da alimentação consciente. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sindinutrisp.org.br.

Curso de Nutrição Integrativa, com Dra. Viviani Jaques de Campos

Dia 8 de fevereiro (sábado), das 08h30 às 16h30

Auditório do SindiNutri-SP Rua 24 de Maio, nº 104 8º andar
(próximo ao metrô República)