Neste Dia do Trabalho fique em casa e valorize a sua segunda casa
Por Consolação Furegatti
Presidente do SindiNutri-SP

Em 1° de maio de 1886, as ruas da cidade de Chicago, nos Estados Unidos, fervilhavam com multidões de trabalhadores nas ruas. Aglomerados, sem que se pudesse enxergar brechas de sequer 1 metro entre eles, homens e mulheres lutavam de mãos dadas por melhores condições de trabalho e sonhavam com um mundo onde fosse possível encontrar o equilíbrio sensato entre o lucro tão desmedido e a preservação da vida humana tão incalculável.

Mais de 130 anos depois, o 1° de Maio, já convertido em Dia Mundial do Trabalho, seguiu as mesmas orientações de sempre. Ruas lotadas, gente aglomerada, mãos dadas. Isso até hoje. Em 2020, o Dia do Trabalho continua sendo momento de luta, mas de um jeito diferente, dentro de casa, respeitando as orientações dos profissionais da medicina. E a convocação do SindiNutri-SP é que hoje seja uma data ainda mais reflexiva, como nunca.

Em meio à pandemia do coronavírus, momento em que os profissionais da ciência reforçam o coro do “Fique em Casa”, queremos propor uma reflexão sobre a importância dos profissionais de saúde, dentre eles as valorosas e valorosos Nutricionistas, que estão arriscando as suas vidas para salvar e proteger todos nós. Essa atitude corajosa também parte dos profissionais da segurança, da limpeza urbana, do transporte e de outros tantos que atuam em serviços essenciais. Reflitamos.

Que possamos refletir e cobrar cada vez mais aumentos de investimento na Saúde e Segurança Pública; no Saneamento Básico e Meio Ambiente; bem como na Mobilidade Urbana. Merecem palmas, mas também mais recursos, os pesquisadores e todos os que trabalham na cadeia produtiva da ciência e da tecnologia. Quanto sofrimento dessa pandemia não prevista poderia ser amenizado com mais dinheiro investido anos atrás nessas áreas e em seus trabalhadores? Reflitamos.

Por fim, todos que puderem ficar em casa, reflitam também na importância da segunda casa de todo trabalhador. Refiro-me ao Sindicato. Como a maioria das casas, essa também precisa de reformas, melhorias, ajustes, mas não podemos esquecer que em tempos de acordos individuais injustos, de falta de EPIs, de retiradas de direitos, de empobrecimento dos mais pobres, de ameaças à democracia, esta segunda casa precisa ser valorizada e apoiada, pois é nossa fortaleza. Se ela não atende uma determinada categoria como deveria, em um caso ou outro, a resposta não deve ser o abandono, mas a maior participação. O Sindicato é tão forte quanto a categoria é participativa. Reflitamos.

E-mail: recepcao@sindinutrisp.org.br