SINESP CONTRA A PULVERIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS SOBRE A POPULAÇÃO BRASILEIRA

Por Diógenes Pierre Gonzales

Olhe para o céu... é um bom costume que perdemos na correria das grandes cidades. Dessa maneira, apenas dizemos que o tempo está bom ou ruim... acabamos esquecendo o grande e maravilhoso presente que ganhamos todos os dias: a vida no planeta!

Nenhum momento é comum. Nada acontece por acaso. Se focarmos, com atenção, nas inúmeras cenas do nosso dia encontraremos os pássaros, as árvores de folhas diminutas e outras de grandes folhas verdes... elas são verdadeiras “prestadoras de serviço” ao meio ambiente! Promovem a saúde e a alegria.

Se olharmos para outro canto da cidade ouviremos as risadas, as brincadeiras das crianças; elas se espalham pelos parques, ruas, praias... afloram, ainda mais, a vida dentro dos nossos corações. E é sobre isso que estamos falando: sobre a VIDA! Sobre as crianças, os animais e as plantas que crescem e vivem felizes nas cidades e áreas agrícolas.

Mas, existe um perigo! Um grande perigo e ameaça à todos os seres vivos: os agrotóxicos! Ou venenos! O Brasil já é o campeão mundial na utilização desses venenos, que são denominados “defensivos agrícolas”. Estas substâncias nocivas, que são proibidas em diversos países (onde foram criadas e produzidas), contaminam a natureza: a água, os alimentos, as pessoas (inclusive nossas crianças, que amamos tanto) e os animais.

Agora, uma Lei aprovada pelo Vice-Presidente, Michel Temer, quer autorizar a vaporização aérea de agrotóxicos nas cidades para eliminar os criadouros do mosquito transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika.

Os venenos irão atingir as áreas habitadas; as escolas, creches, hospitais, clubes de esporte, feiras, comércio de rua, residências, e meios naturais como lagos, lagoas, parques, rios, reservatórios de água, bosques e todos os lugares que possamos imaginar onde nossos filhos caminham, brincam e sorriem...

O fornecimento de água para o consumo ficará seriamente comprometido!

Para o Dr. Ernane Silveira Rosas, conceituado Nutricionista em todo o país, a medida aprovada pelo governo federal é catastrófica! Os agrotóxicos podem causar graves doenças aos seres humanos e a extinção de espécies vegetais e animais. Trata-se de um enorme retrocesso ao pedido dos brasileiros pela redução do uso de venenos em território nacional.

O Presidente do SINESP é a favor da vida! Da prevenção de doenças por uma boa nutrição, como a orgânica (produzida livre de agrotóxicos). Para o Nutricionista precisamos unir forças para impedir essa tragédia! Esse atentado contra a vida! E preservar a saúde de todos os habitantes do Brasil e do Planeta!