SINESP INICIA PROJETO DE LEVAR CONHECIMENTOS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM EMPRESAS DA CAPITAL PAULISTA
Por Diógenes Pierre Gonzales

Onde estou? ... que horas são? O que é ter uma vida saudável? Estas e muitas outras questões vivem em nossa mente no cotidiano. A busca pela tão sonhada felicidade acaba fazendo com que gastemos energia com assuntos que já passaram e não voltam mais; ou com expectativas demasiadas em relação ao futuro. Contudo para vivermos uma real satisfação e bem estar precisamos nos concentrar no presente! Portanto, as respostas para as questões iniciais seriam: Viver o Aqui e Agora, consumindo alimentos saudáveis!

SOMOS O QUE COMEMOS!

A relação entre os alimentos e nosso corpo e mente é íntima; uma frase que define, de maneira sábia, esta relação, é a do Dr. Ernane Silveira Rosas, Nutricionista e defensor da VIDA! Ele diz que: “todos os alimentos passam a ser você”. Isto quer dizer que, se ingerimos alimentos naturais, sem serem processados e ultra processados e, é claro, sem agrotóxicos, teremos um corpo saudável, disposto e, ainda, poderemos prevenir doenças e evitar gastar dinheiro com remédios.

O PERIGO SILENCIOSO E FATAL DOS AGROTÓXICOS

Estudos mostram que cada brasileiro consome 5,2 litros de agrotóxicos por ano. É uma triste estatística que coloca o Brasil como tricampeão na utilização de “defensivos agrícolas”. Estas substancias, proibidas em diversos países, envenenam nosso corpo e causam graves doenças à população, principalmente àqueles mais jovens, mais novos, que são mais sensíveis à essas substâncias.

OS HÁBITOS ALIMENTARES VÃO ALÉM DA ESCOLHA DOS PRODUTOS

A maneira, como nos alimentamos é importante para termos saúde. Por exemplo: nos EUA as refeições são corridas, as pessoas se alimentam mal, comem muito porque estão comendo e fazendo outras atividades; já, na França, a refeição é um “ato de compartilhar, um momento sagrado” ... Lá, este momento é de reunir a família e amigos (mais adequado para a absorção e digestão dos alimentos).

A PARTICIPAÇÃO DO SINESP NA VIDA DAS EMPRESAS DE DIVERSOS SEGMENTOS

Bem, dá pra perceber que são inúmeras as informações sobre alimentação que podem fazer parte da vida de todos nós! Um Nutricionista consegue adequar a alimentação para cada tipo de pessoa, para cada necessidade! Por isso o SINESP criou um projeto que leva, gratuitamente, o conhecimento da Nutrição para os trabalhadores nas empresas. Na visita a empresa multinacional com sede na Califórnia, Eduard’s, funcionários de vários departamentos acompanharam a palestra dos Nutricionistas: Dr. Ernane Silveira Rosas e da Dra. Marli A. Arronque Borro.

A cada dia a sociedade compreende o papel fundamental do Nutricionista na vida de todos. Participantes do encontro contaram que as filhas, entre 7 e 12 anos de idade, tem acompanhamento deste profissional na escola. O resultado é surpreendente: as crianças até plantam agrião em casa e, de forma agroecológica! O Dr. Ernane concorda que precisamos combater aquelas bolachas recheadas que contem gordura trans; mas, com jeito e dedicação devemos sempre oferecer alimentos mais saudáveis para os nossos filhos: preparar o alimento com eles e consumir juntos! Os pequenos adoram isso!

Os Nutricionistas lembraram que os governos precisam incentivar a produção de alimentos orgânicos (a Mãe Terra agradece!); orientar as crianças para que mudem seus hábitos alimentares, passando a consumir frutas, legumes, verduras e também cereais cultivados da maneira mais natural possível, sem veneno e respeitando o meio ambiente. Afinal, o planeta é finito e temos que cuidar muito bem dele.

A funcionária da Eduard’s, Luna Rojas Barros de Souza declarou que o trabalho do SINESP é extremamente útil! As questões, como criar uma sociedade de troca, amiga e fraterna são maravilhosas, segundo ela. Isso significa, por exemplo, pedir a uma pessoa amiga, que vá à feira orgânica e traga os alimentos saudáveis e saborosos produzidos sem venenos. Nesta troca se estabelecem laços humanos positivos, que propiciam a prosperidade e felicidade em todos os sentidos.

Luna Rojas Barros de Souza - funcionária da Eduard’s

Se você tem ou pertence a uma empresa (pequena, média ou grande) e deseja conhecer mais sobre alimentação saudável, fique à vontade: entre em contato com o SINESP para poder agendar e receber nossa visita! Gratidão! Grande abraço!