BLOG

IMPACTO NA QUALIDADE

Documento, divulgado durante evento para profissionais, organiza atuação na atenção básica, com foco em prevenção e promoção da saúde nas Unidades Básicas de Saúde

Baixe o material aqui. 

Garantir a assistência nutricional por meio da prevenção e promoção da saúde em saúde pública é um dos principais objetivos da Área Técnica de Nutrição da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Com base nessa premissa, mais de 350 nutricionistas, gestores e coordenadores de regionais de saúde prestigiaram o evento Nutri SP SUS, no dia 27 de novembro, no auditório da Universidade Nove de Julho (Uninove).  

O evento marcou o lançamento da Nota Técnica n°8/2024 que trata da organização da atenção nutricional na atenção básica, ou seja, norteará a atuação dos nutricionistas na atenção básica da rede municipal. Atualmente, 80% das 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) contam com um profissional nutricionista, o que garante a cobertura nutricional em todas as UBSs do município.  

O documento, marco para a atuação da categoria no Sistema Único de Saúde (SUS), foi desenvolvido pela Secretaria Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (Seabevs), pela Coordenadoria de Atenção Básica (CAB) e Área Técnica de Saúde Nutricional da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

Josi Miranda, coordenadora da Área Técnica de Saúde Nutricional, ressalta que os nutricionistas estão capacitados para atuar em várias frentes. “A nota técnica tem objetivo de promover o alinhamento institucional e normativo, integrar as equipes, identificar as necessidades e demandas locais, promover a educação, capacitação e impacto na qualidade e no cuidado”, enfatiza. 

Palestras com temas importantes sobre nutrição e apresentações de experiências inspiradoras de atenção nutrição nos territórios também marcaram o encontro, que contou com a presença de Vânia Luzia Cabrero, do Conselho Regional de Nutrição (CRN-3°Região), Viviane Laudelino Vieira, nutricionista, doutora em Ciências, mestre em Saúde Pública e nutricionista do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza (FSP/USP),  Sandra Sabino Fonseca, secretária-executiva de Seabevs, Lucia Helena de Azevedo da Secretaria da Atenção Especializada (SAE/SMS) e Márcia Cerqueira Lima , representando a Coordenadoria de Atenção Básica (CAB), além de mensagem gravada de Kelly Alves, coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (MS).

Sandra Sabino destacou que sua formação de origem é em nutrição e que a Seabevs tem como um dos seus objetivos elevar a categoria na gestão municipal, principalmente na atenção básica.  “Em 2020, a rede municipal de saúde contava com 180 nutricionistas; nos últimos quatro anos esse número aumentou para 398, e agora estamos a caminho de um nutricionista por UBS; desejamos que todas as nossas unidades básicas tenham nutricionistas”, enfatiza a secretária-executiva, lembrando que o profissional nutricionista está preparado para fazer a prevenção e promoção da saúde dentro das UBSs, sobretudo das doenças crônicas. 


Fonte: Prefeitura de São Paulo

Compartilhe

postagem
Artigo

PETIÇÃO DEFENDE PNAE CONTRA RETROCESSO

postagem
Artigo

ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA

postagem
Artigo

TRABALHADORES AMAZON

postagem
Artigo

MERCADO

Fechar

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o SindiNutri-SP Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Políticas de uso de cookies.

Entendi e Aceito