BLOG

PAPEL DA DIETA

Atualmente, estudos observacionais sugerem que existem muitas controvérsias sobre o papel da dieta e a concentração de micronutrientes no risco de câncer de pulmão.

Pesquisadores da China usaram uma análise de randomização mendeliana de duas amostras para avaliar a correlação causal entre as concentrações circulantes de minerais e vitaminas geneticamente previstas e o risco geral de câncer de pulmão e três subtipos: adenocarcinoma de pulmão, câncer de pulmão de células escamosas e câncer de pulmão de pequenas células. Foram selecionados 11 nutrientes para análise: betacaroteno, cálcio, cobre, folato, licopeno, magnésio, fósforo, retinol, selênio, zinco e vitamina B6. Para análise dos dados foi utilizada à randomização mendeliana, um método que consiste em avaliar a associação causal entre fatores de risco e doença usando variantes genéticas como variáveis ​​instrumentais, o que pode efetivamente evitar a influência de fatores de confusão, que são difíceis de controlar em estudos observacionais. O método ponderal de variância inversa foi utilizado com a principal análise e a análise de sensibilidade foi realizada para garantir as suposições.

Como resultado este estudo encontrou uma associação sugestivamente positiva para um maior nível de fósforo e o risco geral de câncer de pulmão (OR: 1,394, 95% CI: 1,041–1,868, p = 0,026). Um concentração mais alta de betacaroteno e cálcio foi sugestivamente associada a um baixo risco de adenocarcinoma de pulmão (OR: 0,794, 95% CI: 0,634–0,995, p = 0,045, betacaroteno; OR: 0,687, 95% CI: 0,494– 0,957, p = 0,026, cálcio). Uma associação sugestivamente negativa foi observada para uma maior concentração de retinol e risco de câncer de pulmão de células escamosas (OR: 0,354, 95% CI: 0,145–0,865, p= 0,023).  Além disso, um aumento na concentração circulante de cobre foi sugestivamente associado a um maior risco de câncer de pulmão de pequenas células (OR: 1,267, 95% CI: 1,040–1,543, p = 0,019), enquanto uma concentração circulante de zinco foi observada como sugestivamente associada a um menor risco (OR: 0,801, IC 95%: 0,679–0,944, p = 0,008). Não foram encontradas evidências de que outros micronutrientes estejam associados ao risco de câncer de pulmão ou seus subtipos.

Os pesquisadores concluíram que o aumento da concentração de betacaroteno circulante, cálcio, retinol e zinco pode reduzir o risco de câncer de pulmão e o aumento do cobre e fósforo circulantes pode estar associado ao aumento do risco.

No futuro, amostras maiores de replicação de dados genéticos de câncer de pulmão e mais estudos de associação do genoma relacionados a micronutrientes serão necessários para verificar essas descobertas.

Por: Jana Grenteski

Referência:

Yan H, Jin X, Yin L, Zhu C, Feng G. Investigating Causal Associations of Circulating Micronutrients Concentrations with the Risk of Lung Cancer: A Mendelian Randomization Study. Nutrients. 2022 Oct 31;14(21):4569. doi: 10.3390/nu14214569. PMID: 36364831; PMCID: PMC9655558.

Fonte: Gnews, do Ganep Educação

GÁS DE COZINHA